O Departamento Municipal de Turismo tem por finalidade formular e executar a política, a promoção e a exploração do turismo e atividades afins no município de Pariquera-Açu.

Visa executar e promover o apoio e/ou patrocínio a projetos ou eventos de interesse social, turístico, cultural, religioso e outros similares, bem como realizar eventos e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.

COMTUR

Criado pela Lei Municipal nº 651 de 5 de julho de 2017, e reestruturado pela Lei 786 de 20 de maio de 2021, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é um grupo formado por representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público, para planejar de forma participativa o desenvolvimento do turismo de Pariquera-Açu, de constituição deliberativa.

  • MISSÃO DO COMTUR:

Buscar o envolvimento e comprometimento dos setores socioeconômicos do município, com a finalidade de fomentar a atividade turística no município.

  • FUNÇÕES DO COMTUR:
  1. Coordenação, incentivo e promoção turística no município;
  2. Propor medidas de amparo e difusão do turismo à Administração Municipal e Sociedade Civil;
  3. Criar campanhas que transformem a sociedade em agentes defensores da imagem turística, do patrimônio ambiental e cultural do município;
  4. Estimular atividades turísticas e culturais no município.
  • ARQUIVOS PARA CONSULTA

PROJETOS

  • Resgatar o potencial turístico do município através de ações de infraestrutura;
  • Consolidação dos atrativos, principalmente os do segmento de Ecoturismo;
  • Sinalização dos atrativos turísticos;
  • Estabelecer o PIT (Ponto de Informações Turísticas);
  • Fortalecer a associação dos Artesãos de Pariquera- Açu;
  • Fortalecer a Associação Comercial através do fomento da atividade turística
  • Campanhas de sensibilização do Trade Turístico, através de parcerias (Sebrae,
  • Senac, outros);
  • Buscar parcerias com o setor privado para realização de eventos turísticos;
  • Elaborar rotas turísticas;
  • Integração dos eventos e atrativos do município junto à Região Lagamar de
  • Turismo.

POTENCIAL TURÍSTICO

Diversas vertentes turísticas podem ser exploradas em Pariquera-Açu: fundada por imigrantes, a cidade possui fortes vínculos culturais por influência dos colonizadores europeus. O turismo de saúde se faz presente, graças à existência do hospital regional, que atende munícipes de todo o Vale do Ribeira e ocorrências na Rodovia Régis Bittencourt.

Os recursos naturais são abundantes, onde destacam-se os parques Municipal Casa de Pedra e Estadual Campina do Encantado, com suas trilhas e cursos d’água. O esporte é tradicional, com eventos novos e já consolidados, como as rotas ciclísticas e corrida de rua.

O município, que também serve de portal de entrada para a região do Lagamar e está estrategicamente localizado em relação ao litoral, ficando a menos de 50 km da praia do boqueirão em Ilha Comprida, além da proximidade das cidades de Iguape e Cananéia. Outra característica favorável da sua localização é a de estar há uma hora de distância da caverna mais próxima, que se situa em Eldorado, no parque estadual do PETAR.

LOCAIS E ATIVIDADES

Parque Municipal da Casa de Pedra

Construída por imigrantes alemães no início do século XIX, a Casa de Pedra leva este nome devido à sua construção feita com pedras do próprio rio Pariquera. Em meio a uma porção de Mata Atlântica preservada, o Parque Municipal Casa de Pedra encanta os visitantes com águas cristalinas que serpenteiam todo o seu território, formando belas cachoeiras e quedas d’água, tobogãs e piscinas naturais.

O ambiente é ideal para quem gosta de praticar trilhas, com diferentes níveis de dificuldade. Os visitantes mais aventureiros podem buscar caminhadas mais radicais, até a “Queda do Exorcismo”, ou ir além, buscando alcançar as belas vistas possíveis do “Morro da Tríplice Divisa”, que separa os municípios de Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananéia, com uma visão panorâmica.

O Parque Municipal Casa de Pedra é também um local especial para observadores, que buscam entrar em contato com a natureza, sua fauna e flora. Diversos tipos de aves podem ser vistos, como o Papagaio-da-cara-roxa e o Pavô, além de mamíferos como a onça-parda e a Irara.
Com tantas opções dentro de um mesmo parque, a Casa de Pedra é o local ideal para um dia de lazer, seja com a família ou com amigos, misturando o turismo ecológico, histórico e de lazer.

Cachoeira do Exorcismo

Localizada acima da Casa de Pedra, na nascente do Rio Pariquera-Açu, a cachoeira possui em seu interior uma pequena gruta.
Recebeu este nome porque, segundo visitantes, ao entrar sob as fortes quedas de águas geladas, “até mesmo o espírito sai do corpo”.

O ambiente é formado pela Mata Atlântica totalmente preservada, dentro de uma área particular, acessível através de trilhas de nível moderado. A visitação deve ser feita com acompanhamento de um guia, por conta da dificuldade encontrada.

Esta dificuldade torna o trajeto interessante para os mais aventureiros, passando por algumas quedas d’água até a chegada ao local. Durante o caminho, é possível encontrar grutas habitadas por morcegos, além de uma rica fauna e flora, que recompensam todo o esforço.

Campina do Encantado

A Unidade de Conservação Parque Estadual Campina do Encantado foi criada em 1994, e conta com 3200 hectares de área que integram a planície conhecida como Campina do Encantado.
O local tem esse nome devido ao solo rico em substratos orgânicos mal decompostos, que concentram gás metano e geram uma chama que sai do chão, podendo chegar a 80 centímetros de altura. A fauna no local é bastante diversa, sendo possível, inclusive, visualizar espécies ameaçadas de extinção, como o Papagaio-da-cara-roxa.

O parque está localizado a 14 km do centro da cidade, possui um dos atrativos mais conhecidos do município: O “fogo que sai do chão”, que pode ser acessado por uma das várias trilhas do parque. Estas trilhas possuem diversos níveis de dificuldade. Além da natureza, o núcleo da Campina do Encantado possui uma infraestrutura ampla para a recepção de visitantes, contendo uma área destinada para estudos.

Igreja de São Paulo Apóstolo

Um dos pontos mais fotografados em Pariquera-Açu, a Igreja de São Paulo Apóstolo foi construída no início do século XX e possui um grande valor histórico para o município.

Localizada no alto da principal praça da cidade, a igreja atrai os olhares dos turistas que passam pela avenida que corta o município, pela arquitetura diferenciada e bela paisagem, tornando-a um dos nossos cartões postais.

Flávia Maciel do Nascimento

Diretora Executiva da Divisão de Turismo e Cultura

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, na Universidade Anhembi Morumbi.

Informações

  • (13)3856.4410 | (13)3856.2148

  • cultura@pariqueraacu.sp.gov.br

  • Avenida Doutor Carlos Botelho, 84 | Centro

Skip to content