Prefeitura Municipal de Pariquera Açu, através do programa municipal IST/Aids/Hepatites Virais realizará a Campanha Julho Amarelo – Mês de luta contra as Hepatites Virais

No dia 26 de julho, das 8h às 16h, na praça da matriz, terá uma tenda tirando dúvidas, fazendo orientações e realizando testes rápidos de hepatite B e C para toda população.

Vale destacar que as hepatites são doenças provocadas por diversos vírus, os mais graves do tipo B e C, causando inflamação do fígado e comprometendo seu funcionamento, podendo evoluir para Cirrose e até Câncer de Fígado. São doenças assintomáticas, ou seja, silenciosas e nem sempre apresentam sintomas, quando presentes são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A transmissão é sanguínea através de relação sexual desprotegida, da mãe para o filho durante a gestação, parto e amaentação, compartilhamento de seringas, agulhas, laminas de babear, alicates de unha e outros objetos perfurantes e cortantes.

O diagnóstico é realizado nas Unidades de Saúde do nosso município, através de testagem rápida. As Hepaites B e C tem tratamento, mas nem sempre tem a cura, por isso a importância do diagnóstico precoce para tratamento em tempo oportuno.

As principais estratégias de prevenção são o diagnóstico precoce através da testagem rápida, a vacinação contra a Hepatite B com 3 doses da vacina, além do uso de preservativo nas relações sexuais, não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas, alicates de unhas e seringas.