PREFEITURA MARCA PRESENÇA NO LANÇAMENTO DO ‘VALE DO FUTURO’

Nesta quinta-feira (17) o Governo do Estado de São Paulo apresentou o programa, que visa diminuir a pobreza na região.

O programa de desenvolvimento ‘Vale do Futuro’, que tem como objetivo a geração de emprego, renda e qualidade de vida nas cidades do Vale do Ribeira, foi lançado nesta quinta-feira (17). Juntos, os 22 municípios do Vale do Ribeira receberão R$ 2 bilhões para investimentos em diversas áreas, com a expectativa de crescimento da região até 2030. Além disso, o programa deve gerar também 30 mil oportunidades de emprego.

Representando o município de Pariquera-Açu, o vice-prefeito Wagner Costa destacou que “estamos trabalhando de forma sempre ativa no Codivar, porque entendemos que o desenvolvimento da região como um todo, beneficiará nosso município. Só com essas ações em parceria, poderemos gerar emprego e renda, fazendo com que Pariquera-Açu e o Vale do Ribeira sejam fortes”.

A iniciativa foi baseada em um levantamento feito pelo Codivar em 2018. Os estudos do plano estratégico duraram nove meses e, durante o período, municípios e lideranças da região foram ouvidos, incluindo as demandas apresentadas pela Prefeitura de Pariquera-Açu.

O Vale do Ribeira possui 100 km de área litorânea, além de abrigar 21% de toda a Mata Atlântica remanescente no país. São 30 comunidades quilombolas e 10 aldeias indígenas (duas em Pariquera-Açu). O IDH da região é de 0,711 (nível médio), abaixo da média estadual de 0,783 (nível alto).

O programa deve ser realizado em três etapas: a primeira terá o prazo de 12 meses, a segunda em um médio prazo de até 2022 e a terceira até 2030, alinhado ao plano da Organização das Nações Unidas (ONU) de erradicação da pobreza.

Diversas frentes da região como a área da saúde, educação, infraestrutura, segurança e outras, devem ser beneficiadas por meio do programa.

Metade do valor será oferecido pelo governo do Estado e a outra metade pela iniciativa privada.