CRAS REALIZA FORMATURA DE ALUNOS DO PROSPERA JOVEM

O CRAS realizou hoje, dia 23, a formatura dos alunos do Programa Prospera Jovem de 2021.

Este é um programa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, implantado no Vale do Ribeira, nos municípios integrantes do Programa Vale do Futuro.

O programa é online, destinado aos jovens do ensino médio, tendo como objetivo trazer mobilidade social para os participantes. Além disso, é um meio de incentivar a manutenção e conclusão do Ensino Médio, aos estudantes do 2º e 3º anos da Rede Pública Estadual.

O Prospera está focado em planejamento, empreendedorismo e ajuda financeira para a conquista dos sonhos e mudança de vida dos jovens estudantes. Com uma metodologia exclusiva, que inclui construção de um projeto de vida, oficinas, capacitações e tutoria constante, o programa prevê ainda o incentivo financeiro de até R$ 1.200,00 para cada participante, ao final do ciclo.

O município de Pariquera Açu fez a adesão do Programa Prospera em 2019 e, após isso, o CRAS iniciou uma articulação com as escolas da rede pública para inserir os estudantes no Programa. Em 2020 foi formada a primeira turma de jovens beneficiados com o Prospera, havendo a continuidade do Programa em 2021 com nova turma.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar de projetos profissionais com base na sua história de vida e o CRAS colaborou com as inscrições, fornecimento de internet e orientações para o sucesso dos jovens. Ao todo, 9 alunos se formaram nesta turma.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Fábio Carravieri; Diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Thaís Carravieri; da vereadora Vilma do Social e do vereador Adiel de Andermo.