SANEAMENTO AMBIENTAL: PREFEITURA INSTALA NOVAS USIs.

Compartilhe

Em março de 2017 a Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) firmaram com o Ministério Público de São Paulo, representado pelo GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece prazos para que todas as residências urbanas do município estejam conectadas à rede coletora de esgoto. No caso da impossibilidade da conexão por diversos aspectos técnicos, ficou acordada a instalação de fossa séptica (USIs).
Sendo assim, a Sabesp forneceu para a Prefeitura de Pariquera-Açu e para a Promotoria, uma lista com o nome de todos os usuários que possuem rede coletora e ainda não estão conectados, para que os moradores sejam notificados e dentro do prazo se adequem às exigências do GAEMA. 
Também foi fornecido pela SABESP, um relatório com uma lista e endereços de alguns Bairros que, em razão das suas características e localização, não é viável a interligação com sistema sede ou implantação de um sistema público, razão pela qual é indicada a instalação das Unidades Sanitárias. 
Atualmente a Prefeitura realiza essas instalações de USIs, atendendo assim a exigência contida no TAC. Cabe à Prefeitura providenciar essas instalações de USIs conforme a listagem fornecida pela SABESP, sendo de responsabilidade da SABESP o repasse do valor, para que a municipalidade execute as referidas Unidades Sanitárias Individuais- USIs.

SANEAMENTO BÁSICO SEMPRE FOI UMA PREOCUPAÇÃO DESSA GESTÃO:

Através de convênios junto ao fehidro, a Prefeitura de Pariquera-Açu já investiu mais de 1 milhão de reais em instalações de USIs no Bairro Senador Dantas e, agora em 2019, serão investidos mais de 300 mil reais em unidades sanitárias individuais no Bairro Boa Vista. Ao todo serão 158 famílias atendidas com saneamento básico. Esta é uma estrutura importante, que traz qualidade de vida e qualidade ambiental para essas famílias, pois evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos, prevenindo doenças e melhorando a saúde da população e o meio ambiente.

Fonte:
Skip to content