Pariquera-Açu registrou até o momento dois casos de esporotricose.

Compartilhe
  • CATEGORIA:
  • |
  • Publicado: 08/12/2022

Este nome difícil é de uma micose causada por um fungo, que também tem um nome popular mais fácil: “Doença do jardineiro”.
Este fungo está presente em solo, substrato de plantas e vegetais, árvores e materiais em decomposição e pode afetar várias espécies, incluindo os humanos.
O fungo pode ficar incubado de 3 dias a 6 meses, com média de 3 semanas.
Nos humanos, 95% dos casos são restritos à pele. Primeiro surge uma lesão avermelhada, que pode aumentar de tamanho e se espalhar, normalmente pelos membros superiores e inferiores
Mas não são apenas os humanos que sofrem com esta doença. Animais como cães, gatos, cavalos, bois, aves e muitos outros também podem se contaminar e transmitir para os humanos.
Os gatos, por exemplo, normalmente pegam a doença por meio do solo (ao enterrar fezes e urina) ou ao arranhar madeiras e caule de árvores que estejam infectados com o fungo.
É possível qualquer animal infectado transmita a doença ao provocar acidentes como escoriações, arranhões, mordidas ou mesmo pelo contato da pele ou mucosa humana com secreções das lesões de animais doentes.
Os sintomas, tanto em animais, quanto nos humanos, são múltiplas lesões cutâneas, com formação de úlceras, sangramento, formação de pus e, muitas vezes, podendo haver envolvimento do sistema respiratório (este último, mais comum em gatos).
Como prevenção, recomenda-se sempre o uso de luvas na manipulação de animais com lesões suspeitas, além do seu isolamento e acompanhamento de um veterinário.
A posse responsável e a castração são imprescindíveis para evitar e controlar a doença.

Fonte:
Skip to content